Páginas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

0

Bullying

 Olá galera!Vim falar sobre um assunto bastante conhecido e que está tentando cada vez mais ser evitado.Mesmo assim,alguns casos ainda acontecem.
Vamos falar disso agora?
Vou citar alguns casos que achei na net:
Olhem esse caso:
As mudanças de comportamento de *Renata, de 13 anos, vieram sutilmente. Considerada boa aluna, a adolescente começou a apresentar queda significativa no rendimento escolar. Depois disso, vieram as constantes tentativas de não ir às aulas, sempre alegando dores de cabeça, de barriga ou febres imaginárias.
Mas a mãe da menina só desconfiou que alguma coisa realmente ia mal na escola quando Renata teve uma crise de choro e pediu para sair do colégio. O motivo? A constante implicância de alguns colegas, que colocavam apelidos, faziam brincadeiras maldosas e até mesmo ameaçavam fisicamente a aluna, características conhecidas, hoje, como bullying.
"No início achei que o motivo das notas baixas era o namoradinho que ela arrumou aqui no condomínio", afirma *Marise, mãe de Renata, que pediu para que a verdadeira identidade de ambas não fosse revelada. "Mas quando ela começou a não querer frequentar as aulas, percebi que o problema era na escola. Cheguei a conversar com os professores, que disseram que não havia nada de errado com ela. Somente quando minha filha teve uma crise de choro e me contou o que estava acontecendo é que resolvi tirá-la do colégio e procurei um psicólogo. Infelizmente, a escola não estava preparada para ajudar minha filha".


Texto retirado de: http://noticias.terra.com.br 
Bom,ela simplesmente perdeu a vontade de estudar.O que poderia trazer diversas consequências no futuro dela.Esse casos hoje em dia,infelizmente,são mais comuns que parece.Também retirei esses trecho do texto do link acima:
Pesquisa realizada pela Organização Não Governamental Plan Brasil em 2010, com 5.168 alunos de todo o país revelou que quanto mais frequentes os atos repetitivos de maus tratos contra um determinado aluno, mais tempo dura essa violência. A constatação demonstra que a repetição das ações de bullying fortalece os agressores e reduz as possibilidades de defesa das vítimas. Este resultado indica ser essencial uma rápida identificação destas ações e imediata reação para conter este tipo de atitude.
Ainda segundo a pesquisa, o bullying é mais comum nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, e a incidência maior está entre adolescentes na faixa de 11 a 15 anos de idade, que frequentam a sexta série do ensino fundamental. Os agressores geralmente cometem os maus tratos para obter popularidade entre os colegas, para serem aceitos ou simplesmente se sentirem poderosos. No caso das vítimas, estas costumam apresentar algum traço característico marcante (obesidade, baixa estatura), algum tipo de necessidade especial ou o uso de roupas consideradas diferentes pela maioria dos colegas.
"Os jovens tímidos, com dificuldades para se expressar, são alvos em potencial. Os primeiros sinais apresentados geralmente são a queda no rendimento escolar e o medo de frequentar a escola", explica José Antonio. "O problema é que a maioria das escolas não está preparada para reconhecer essa prática, já que a linha que separa o bullying da brincadeira é muito subjetiva".

Bem,está visível que o bullyign não  trás nenhuma consequência boa .mas eis a pergunta:
Como combater o bullying?
Achei essa definição bem legal nesse blog/site aqui: http://www.pediatriabrasil.com.br
Vamos lá:

Mudar de escola resolve?

Bullying"Existe uma crença de que mudar de escola ou de cidade fará com que a pessoa deixe de ser vítima. Infelizmente não funciona, pois o padrão comportamental da pessoa vai fazer com que seja atacada em qualquer lugar.
O problema é o padrão comportamental que predispõe uma pessoa a ser vítima. Nesse ponto o atendimento psicológico de orientação comportamental é fundamental, pois desenvolve novos repertórios comportamentais incompatíveis com o perfil das vítimas de bullying, que geralmente são pessoas tímidas, caladas e com baixa auto-estima.
A vítima precisa de orientação. Isso inclui ir a delegacias especializadas em crimes virtuais e/ou procurar atendimento jurídico, psicológico e médico.
O bullying deve ser sempre combatido e jamais tolerado. Cabe lembrar que não é só aquele que pratica o bullying que é o agressor. Os espectadores que não fazem nada e ainda dão risada da vítima que está sendo humilhada é tão agressor quanto o bullyer (o agressor principal). São chamados de agressores passivos, que reforçam o comportamento do agressor que por sua vez aumenta a frequência dos comportamentos agressivos por obter reforço social.
As pessoas precisam entender que bullying não é bobagem ou brincadeira de mau gosto, mas sim agressão psicológica e muitas vezes física, que deixa marcas para toda uma vida."
-----------------------------------------------
Ahn,não vou falar mais nada.Espero que isso  ajude tanto quem sofre tanto quem pratica.A quem pratica,lembre-se:Isso podia ser com você.
é só
Beijos da Caa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário